Holla Muchachas! Let’s talk about curls!
Hoje vim falar sobre meus amados cabelos cacheados!
Mas nem sempre foi assim…
A minha trajetória se confunde com muitas mulheres da minha geração. Durante a nossa adolescência, quando bem xovens, NĀO existiam referências populares que usassem os cabelos livres, armados e cacheados!
Aliás, todos os filmes traziam meninas magras, loiras e de cabelo liso. Vocês lembram? *Patricinha de Beverly Hills!
Então, para me enquadrar, me sentir bonita, lá fui yo alisar minhas madeixas. E assim foi durante quase 10 anos!
Eu havia até esquecido como eram meus cabelos naturais. Os cabelos lisos e compridos me acompanharam no meu Intercâmbio como Au pair nos Estados Unidos, durante 05 anos da faculdade e no meu ingresso do programa de Trainee! Minha vida profissional começou comigo lisérrima.
Em 2014, morando no Rio de Janeiro a trabalho, fui agendar uma progressiva e não tinha mais horário… parei, pensei e vi um rabo de cavalo ralinho no espelho… aí me veio luz: “vou parar de colocar química por aqui”!
O processo de transição não foi fácil! Naquela época eu não admitia ter cabelos curtos, então passei mais de um ano administrando a raiz, fazendo escova diariamente ou usando ele preso com a raiz esticada. Também rolou uma insegurança, fiquei preocupada com o que meus colegas de trabalho e o meu namorado iram achar desse novo visu.
Já em São Paulo, fui até um salāo especializado em cachos, @clinicadoscachos, e o profissional finalizou meu cabelo…. BUM! Pela primeira vez eu os vi cacheados na minha fase adulta! Não segurei a emoção e comecei a chorar sem entender o por quê!
Eu precisei estar muito segura da minha decisão. No meu trabalho as pessoas estranharam muito, ouvia piadas como: “Não vai pentear o cabelo Paola?”, mas aos poucos fui me reconectando, me reconhecendo e comecei a curtir real oficial meus cachos!
Com a maturidade, autoconhecimento e depois estudando consultoria de imagem e visagismo, eu passei a AMAR ter volume. Passei a ficar super feliz em identificar que em alguns lugares só eu tinha esse cabelo..
Hoje eu sou uma insuportável da autoestima cacheada. AMO!
Depois da transição total, passei por outra mudança que foi desapegar do comprimento! Bati os 30, e o volume da cabeleira diminui muito and cabelos cacheados ralinhos não ficam legais compridos! Foi com a Joy da @Cabelaria que passei a deixá-los mais curtos, mais armados e sofisticados!
Vamos ver por onde essa jornada irá me levar… Pode ser que em um período da vida eu queira voltar lisa, colocar mega hair (duvido, mas vai que né?) corte Pixie…agora o que é claro foi que passei por um processo libertador e muito bom.
Há se eu soubesse…tinha feito essa transição muito antes!
E você? Se identifica?
Como foi a sua #transicaocapilar?